Guia do Calouro: dicas para facilitar seu dia a dia na nova cidade

 

Agora que você já mudou, escolheu onde e com quem morar, vem um novo processo: a adaptação. Muitos alunos se sentem deslocados e até um pouco sozinhos no começo. Isso não é motivo de vergonha, viu?! Para quem morou sempre com os pais, mudar de casa e de cidade é um processo muito complexo e pode levar um tempinho mesmo para se adaptar. Por isso, preparamos aqui algumas dicas para te ajudar a curtir o dia a dia na sua nova cidade 🙂

conheça os serviços que a universidade oferece

Algo importante a entender desde o começo é que a universidade vai te oferecer muito mais do que aulas, elas são apenas uma parte do seu processo de formação. Converse com veteranos, acompanhe os e-mails institucionais ou perfis da faculdade e centros acadêmicos no Facebook. A USP e a USFSCar aqui de São Carlos, por exemplo, possuem uma grade de programações que vão desde palestras e cursos de idiomas até exibições de filmes e outras atividades culturais. Essas atividades são ótimas para conhecer novas pessoas, montar uma rotina na nova cidade e se divertir, além de aprender. Também procure sobre os serviços de auxílio que sua universidade disponibiliza, como alimentação, saúde e esportes. Conheça tudo que puder!

preocupe-se com sua alimentação

Às vezes a rotina de estudos irá consumir uma boa parte do seu tempo, fazendo com que você se esqueça de coisas importantes como: comer. Aqui, a questão é organização. Se você sabe que na terça, por exemplo, vai estar o dia todo ocupado, faça um pouco de comida a mais na segunda, assim, no dia seguinte, você não precisa cozinhar. Também sempre confira com antecedência os alimentos na sua despensa. Se estiver faltando algo, você pode ir ao mercado antes ao invés de deixar para a última hora. Se você for do tipo que não gosta ou não sabe cozinhar, peça dicas para algum amigo, para a família ou procure receitas na internet. Alguns sites disponibilizam até um cardápio para estudantes, com preparos rápidos, econômicos e fáceis!

regule os gastos

Outro fator que também exige organização é a questão econômica. Agora que você mora sozinho, faz parte do processo de mudança e amadurecimento que você seja o responsável por monitorar seus gastos e saber para onde dedicar o dinheiro recebido. O ideal é ter uma planilha ou um caderninho no qual você possa anotar suas despesas. Caso você não queira ser tão organizado assim, tenha estipulado mentalmente o quanto do seu dinheiro você irá gastar em: despesas da casa, supermercado e lazer.

viva a cidade

É aquele ditado, né?! Aproveite tudo que está disponível a você! A universidade, os amigos, a vizinhança… Não tenha medo de pedir informações e de tentar novas experiências. Aos poucos você irá perceber que está completamente adaptado e terá, inclusive, seus locais preferidos: a padaria que faz o pão que você gosta, o mercado que oferece os produtos que você precisa, o barzinho em que você se sente mais à vontade. Que esses sejam anos de muito estudo, (re)conhecimento e também diversão!

Um abraço da equipe Roca e até mais!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *