Laudo de Vistoria: uma etapa importante da mudança

 

Agora que você já decidiu qual imóvel alugar e o contrato entre o locador e o locatário foi firmado, vem uma nova etapa muito importante e que não deve passar despercebida: a vistoria.

o que é o laudo de vistoria?

Junto com o seu contrato de locação (seja para fins residenciais ou comerciais), você receberá, da sua imobiliária, um laudo de vistoria. Este documento contém as especificações do seu novo imóvel. No laudo há, basicamente, uma descrição das partes que compõem o imóvel (como janelas, portas, torneiras, interruptores, etc) e o estado de conservação em que elas se encontram.

qual a importância de ler o laudo de vistoria?

Com a emoção da mudança, muitos inquilinos deixam passar despercebido tal laudo. Porém, é muito importante que você leia este documento com atenção e faça um tour pela sua casa conferindo se o que está no laudo está de acordo com a realidade.
Uma simples ação como essa pode evitar que você tenha problemas futuros.
Um exemplo?
Bom, imagine que no seu laudo de vistoria diga que na sua cozinha há uma janela em que todos os vidros estão em perfeito estado. Você faz sua mudança e apenas um mês depois percebe que havia um trinco em um desses vidros. Com a demora para perceber o problema, fica difícil para que a imobiliária consiga atestar se o vidro já estava mesmo trincado ou houve mau uso.
Porém, se você perceber logo após a mudança que há alguma diferença entre o laudo de vistoria e algum elemento da casa, é só avisar sua imobiliária e ela providenciará a solução do problema o mais rápido possível!

como conferir a vistoria?

O laudo de seu imóvel será composto por algumas partes. É muito importante que você esteja atento a todas elas. Geralmente, a vistoria é dividida em: pintura; trincos e fechaduras; parte hidráulica; pisos e azulejos; parte elétrica; e vidraças.
Neste caso, não adianta só ler o que está no papel. É necessário que você dedique um tempo e confira, com calma e atenção, cada parte do seu imóvel.

não se esqueça de:
  • Testar as tomadas e interruptores;
  • Conferir se há algum vazamento (pias, tanques, etc);
  • Observar se há algum problema na pintura ou nas paredes;
  • Conferir com atenção portas e janelas;
  • Testar torneiras, vaso sanitário e chuveiro (se houver);
  • Conferir com atenção todos os pisos e azulejos e atestar se não há algum que esteja trincado.

Pronto! Depois desse processo, você pode curtir seu imóvel tranquilamente e sem dores de cabeça 😊

Um abraço da equipe Roca e até mais!

2 respostas para “Laudo de Vistoria: uma etapa importante da mudança”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *