Ir morar em outra cidade ou estado é sempre um desafio para calouros que acabaram de ingressar na faculdade. Fora a pressão de iniciar uma carreira, há muitas outras decisões a serem tomadas. Por isso, já falamos aqui no blog sobre Onde e com quem morar em São Carlos. Hoje, vamos voltar um pouco a esse tópico e discutir sobre o que é melhor: morar sozinho ou em república?

PERFIL SOCIAL

Um dos principais pontos a ser levado em consideração é o seu perfil social. Em cidades universitárias, há diversas repúblicas tradicionais. Essas repúblicas são casas de estudantes que existem há anos e, por isso mesmo, além de terem seus nomes conhecidos no meio universitário, também possuem um calendário social.

Por exemplo, muitas repúblicas participam ou até mesmo coordenam projetos de assistência social. Além disso, essas repúblicas organizam festas que são tradicionais na cidade.

Resumindo: em primeiro lugar, para se dar bem em uma rep, você precisa estar disposto a participar de todos esses eventos. Eles são construídos e organizados entre os moradores e será esperado que você ajude nessa organização.

PERFIL INTERPESSOAL

Em segundo lugar, temos a sua relação com as outras pessoas. Pessoas mais introvertidas tendem a preferir morar sozinhas. Isso permite que elas tenham seu próprio espaço, possam organizá-lo como quiserem e procurem contato social apenas quando desejarem.

Já pessoas extrovertidas, geralmente, não têm problema em dividir os cômodos da casa (inclusive o quarto) com várias pessoas, optando por morar em repúblicas. Pessoas que se encaixam nesse perfil podem se sentir sozinhas caso decidam morar sozinhas.

Por outro lado, há pessoas que buscam, conscientemente, tomar decisões que não se encaixam tanto no perfil. Como assim? Por exemplo, se você é uma pessoa introvertida e, por isso mesmo, gostaria de conviver com mais pessoas e interagir mais socialmente, procurar uma república pode ser um bom começo.

PERFIL ECONÔMICO

Por fim, um outro ponto muito importante é a questão econômica. De forma geral, morar em repúblicas sai mais barato. Isso porque as contas são divididas em várias pessoas. Além disso, é possível morar em uma casa muito grande, em um ótimo bairro, pagando um preço acessível.

Para pessoas que prefiram morar sozinhas, será necessário gastar um pouco mais. Não só para pagar o aluguel, mas também, por exemplo, para mobiliar a kit ou ap.

Leve em consideração todas suas despesas: aluguel, água, luz, condomínio, alimentação e mobilidade, para decidir qual das opções é mais acessível economicamente para você.

 

Para tomar a decisão de morar sozinho ou em rep a principal questão é: faça escolhas que estejam de acordo com o seu perfil e que o deixem o mais confortável possível. Morar em um ambiente que não lhe agrada pode prejudicar diretamente seus estudos. Além disso, lembre-se de que essas decisões não são eternas! Caso você tenha feito uma escolha e depois percebeu que não se sente muito satisfeito com ela, você ainda pode mudar e procurar outro lugar que lhe agrade mais 🙂

Um abraço da equipe Roca e até mais!