Quando procuramos um imóvel, nos preocupamos com localização, preço, facilidades (tópicos que já abordamos neste texto aqui). Além de tudo isso, há outro ponto essencial: o tipo de imóvel. Para universitários ou não, a pergunta é a mesma: morar em kitnet, apartamento ou casa?

KITNET

Kitnetes são pequenos apartamentos. Eles podem ser construídos em andares ou também apenas no térreo. Geralmente, apresentam no máximo três cômodos: cozinha/sala, quarto e banheiro. Alguns possuem uma sala separada da cozinha ou até mesmo uma pequena área de serviço. Em outros, a área de serviço pode ser comum a todos os moradores.

Pelo seu tamanho, as kitnetes são uma ótima opção para quem mora sozinho. Além do valor do aluguel ser menor, também há maior facilidade em manutenção e limpeza. Pessoas que passam a maior parte do tempo viajando ou no trabalho, também preferem kitnetes.

Alguns imóveis são espaçosos o suficiente para dividir com outra pessoa. Mas tudo irá depender muito da rotina. Por exemplo, se são duas pessoas que ficam a maior parte do tempo em casa, o espaço pode ficar pequeno para dois. Contudo, algumas kitnetes possuem até um pequeno quintal. O que pode ser ótimo para quem não se sente muito bem em espaços fechados.

Afora os pontos acima, na hora de alugar o imóvel, confira com sua imobiliária ou corretor se há taxa de condomínio, IPTU, se possui garagem e se o valor total já inclui alguma outra despesa como água, luz, gás ou até mesmo internet.

APARTAMENTO

Apartamentos costumam ser mais espaçosos e também possuir mais cômodos que as kitnetes. A divisão dos cômodos geralmente é composta por quarto, banheiro (suíte ou não), sala, cozinha e área de serviço. Alguns ainda possuem sacada, o que pode ser útil na ventilação do espaço.

Podem ser ideais para quem mora sozinho ou divide o local com alguém. Para morar sozinho, apartamentos são úteis a pessoas que possuem muitos móveis, por exemplo. Ou mesmo pessoas que preferem lugares mais espaçosos. Para dividir, vários apartamentos possuem dois ou mais quartos, trazendo maior privacidade aos moradores.

Além desses pontos, apartamentos geralmente levam vantagem na questão segurança. Muitos possuem portaria 24 horas, câmeras de vigilância, portão e cerca elétrica. Ainda que mais espaçosos, apartamentos costumam ser menores que casas, sendo assim, caso você procure um imóvel em uma região central ou bem valorizada, optar pelo apartamento pode ser financeiramente atrativo.

Afora questões relacionadas ao valor, não deixe de conferir a estrutura do condomínio, se há apenas escadas ou elevadores, quantos apartamentos há por andar, se possui área de lazer ou garagem, etc.

CASA

Casas, sem dúvida, são vantajosas no quesito espaço. Os modelos variam de acordo com o perfil do morador e também com relação ao valor. Há casas com garagens para mais de um carro, quintal espaçoso, cozinha + sala de jantar, vários banheiros, escritório, etc.

Este tipo de imóvel é o mais ideal para repúblicas com vários moradores ou mesmo para grandes famílias. Por conta de serem separadas de outras construções por muros, oferecem maior privacidade e menos problemas com barulho de vizinhos, por exemplo. Casas ainda são ideais para pessoas que possuem algum bichinho de estimação ou tenham vontade de ter um jardim.

Ainda que haja casas localizadas em condomínio, a maior parte delas não têm essa despesa. O que pode ser um atrativo. Por outro lado, requerem maior manutenção e também maior cuidado com segurança.

Seja qual for o tipo de imóvel, esteja sempre atento à localização, valores, diferenciais, estrutura da construção e espaço. Informe à sua imobiliária ou corretor quais suas necessidades, assim, eles podem te ajudar a fazer a melhor escolha.

Um abraço da equipe Roca e até mais!