Sem dúvidas, um dos motivos pelos quais São Carlos é conhecida, é por ser uma das cidades do interior paulista que atuam como cidade universitária. Estão instalados na cidade diversos centros universitários, sendo dois deles reconhecidos mundialmente por sua excelência e por fazerem parte do sistema público de ensino: USP e UFSCar.

Essas universidades não auxiliam apenas a economia da cidade, mas também trazem benefícios para o ambiente industrial, cultural e social. São inúmeros projetos, desenvolvidos por alunos e professores, voltados para o bem-estar da sociedade, além de constantes pesquisas científicas em diversas áreas do conhecimento.

Por tal motivo, em 2011, a presidenta Dilma Roussef aprovou uma lei que conferiu a São Carlos o título de Capital Nacional da Tecnologia. Vamos conhecer agora um pouco mais sobre a USP e a UFSCar.

 

USP – UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO

Fonte: jornal da USP

O campus da USP, em São Carlos, foi inaugurado em 1953, com a primeira aula proferida na Escola de Engenharia de São Carlos (EESC). Com o decorrer dos anos e aumento de cursos e demandas, a USP vai, aos poucos, multiplicando suas unidades de ensino.

Atualmente, o campus de São Carlos é composto por 5 unidades: a EESC (já mencionada acima); o Instituto de Arquitetura e Urbanismo (IAU); o Instituto de Ciências Matemáticas de São Carlos (ICMS); o Instituto de Física de São Carlos (IFSC); e o Instituto de Química de São Carlos (IQSC).

Também compõem a infraestrutura da universidade a Prefeitura do Campus (PUSP-SC), o Centro de Informática de São Carlos (CISC), o Centro de Divulgação Científica e Cultural (CDCC), o Centro de Tecnologia da Informação de São Carlos (CeTI-SC) e o Instituto de Estudos Avançados (IEA).

Por conta de tamanho crescimento, em 2001, a USP-SC iniciou um processo de expansão para uma segunda área (conhecida como “Campus 2”), sendo inaugura em 2005.

Atualmente, a universidade oferece 23 cursos de graduação, 15 de pós-graduação e conta com mais de 7 mil alunos. Tenha acesso aos cursos oferecidos e saiba mais sobre cada um dos Institutos clicando AQUI.

 

UFSCAR – UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS

O campus da UFSCar, em São Carlos, inaugurado em 1970, foi o primeiro construído pela universidade (atualmente, a UFSCar possui campi em Araras, Sorocaba e Lagoa do Sino).

Com uma área de 645 hectares de extensão, localizada à beira da Rodovia Washington Luís (onde antigamente era a Fazenda Trancham), a “Federal” (como é conhecida na cidade) tem uma área verde exuberante.

Dos 100 primeiros alunos do curso de Engenharia de Materiais, na década de 70, a Federal chega à atualidade com aproximadamente 10 mil alunos, 1 mil docentes e 800 servidores técnico-administrativos.

O campus é dividido em 3 centros: Centro de Ciências Exatas e de Tecnologia (CCET), Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH) e Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS). Em tais centros, estão localizados mais de 40 departamentos que coordenam cerca de 40 cursos de graduação e 66 de pós-graduação. Veja a lista completa dos departamentos e cursos de graduação e pós-graduação AQUI.

A UFSCar ainda conta com Restaurante Universitário (RU), Moradia estudantil, ambulatório médico, parque esportivo (ginásio e quadras), além de uma área de Cerrado de preservação natural.

 

Acompanhe nosso blog, em breve, falaremos sobre outras universidades e institutos de ensino da cidade.

Um abraço da equipe Roca e até mais!