Com os resultados dos vestibulares, vem aquela alegria, né?! Comemoração, a família toda orgulhosa… é um momento único, especial e feliz para quem vai ingressar no ensino superior. Mas, para quem não mora na cidade onde vai estudar, também bate aquele desespero. E agora? Onde morar? Como? Com quem? Mas calma que a gente tá aqui pra te ajudar a deixar esse processo mais fácil pra que você comece suas aulas sem preocupações 🙂

COM QUEM MORAR

Provavelmente no dia da matrícula você vai conhecer muitas pessoas que fazem parte de repúblicas. Sua decisão sobre com quem morar deve levar em consideração aspectos econômicos e também sua personalidade. Repúblicas são ótimas para dividir as contas entre todo o pessoal e também uma ótima opção para pessoas que gostam muito de conversar e de sempre ter alguém por perto. Já para pessoas que são um pouco mais reservadas, morar em menos pessoas ou até mesmo sozinho é uma opção. Os gastos talvez fiquem um pouco maiores, mas é uma alternativa para quem prefere mais privacidade. Para quem não quer morar sozinho, mas também não quer morar em uma rep com muitas pessoas, fica a dica: tente na hora da matrícula e na primeira semana de aula aproximar-se de pessoas que têm mais a ver com você e com sua personalidade. Se der um match, você pode chamá-la(s) para morar juntos!

Confira também: Morar sozinho ou em república?

ONDE MORAR

A primeira coisa a pensar é como será sua locomoção pela cidade. Para quem irá se locomover de ônibus, o ideal é conferir se perto da casa onde você irá morar há algum ponto no qual passa o busão pra sua faculdade. Já para quem prefere ir às aulas a pé, morar perto da universidade é uma alternativa. Em São Carlos, os bairros universitários perto da UFSCar e da USP são:  Jardim Lutfalla, Cidade Jardim, Arnold Schimidt, Jardim Paraíso, Santa Paula, Vila Marina, Vila Celina, Vila Brasília, Jóquei Clube e Jardim Macarengo. Na hora de escolher o local, não se esqueça de também verificar as facilidades que há ao redor dele: proximidade a mercado, padaria, banco, etc, pode ser um fator na hora da decisão. Uma ótima dica também é conversar com vizinhos e outros moradores do bairro. Eles vão poder te dar uma noção melhor de como é morar ali!

CASA, KITNET OU APARTAMENTO?

A decisão anterior vai levar você a esse momento: qual o melhor imóvel para se alugar (ou comprar, se for o caso). Se você escolher uma república, pode ser que ela já tenha uma casa alugada, neste caso, além das dicas acima, verifique também a segurança (portão, muros) e a comodidade dos quartos e outros cômodos. O mesmo vale para o apartamento, além de também verificar se há portaria, elevador e quais outros benefícios o condomínio pode te oferecer. Já a kitnet é uma opção para quem for morar sozinho (algumas até são espaçosas a ponto de ser possível dividir com alguém).  Verifique também o tamanho dos cômodos e como irá ficar a disposição dos seus móveis. Nos três casos, se você tiver carro ou moto, não se esqueça de consultar a disponibilidade de garagem. Outro fator importante a ser checado com sua imobiliária são as taxas a serem pagas. Qual o valor do condomínio e IPTU? Há alguma conta (água, luz, gás) que está inclusa no valor? Escolha uma imobiliária de confiança que possa te ajudar com estas informações e te proporcionar o melhor custo-benefício!

Por fim e o mais importante de tudo é você escolher um lugar que faça te sentir em casa, com pessoas que te passam essa confiança e conforto. Afinal, uma moradia cômoda e pacífica com certeza irá influenciar positivamente nos seus estudos.
Para mais dicas, confira nosso próximo post sobre o pós-mudança!

Um abraço da equipe Roca e até mais!