Já falamos aqui no blog sobre as regiões norte, nordeste e central de São Carlos. Hoje, vamos continuar este passeio pela cidade e conhecer um pouco mais sobre a região mais povoada da cidade: os bairros da região sul de São Carlos.

JARDIM PACAEMBU, CRUZEIRO DO SUL E GONZAGA

Esta área possui vários centros educacionais – da educação infantil ao ensino médio.

Aqui estão localizadas as CEMEIs (Centros Municipais de Educação Infantil) Victorio Rebucci, Octávio de Moura, João Muniz e Therezinha Rispoli Massei. A região também possui uma Escola Municipal de Ensino Básico – a EMEB Janete Maria Martinelli Lia – que participa do programa “Escola do Futuro”, uma iniciativa que disponibiliza bibliotecas escolares comunitárias para atender os alunos, professores e a comunidade.

A região ainda possui uma Escola Estadual, a E.E. Péricles Soares, no Jardim Cruzeiro do Sul.

Do ponto de vista social, a região possui dois CRAS (Centros de Referência de Assistência Social), o Centro Profa. Maria Bernadete Rossi Ferrari e o Centro Maria do Carmo dos Santos.

Há também outras entidades assistenciais, são elas: o Círculo de amigos Paróquia de Santa Madre, Obras sociais da Associação Francisco Thiesen e o Centro Comunitário São José Operário.

No campo esportivo, estão localizados aqui o Ginásio de Esportes José Favoretto e a Praça de Esportes Gervário Gonçalves, além do Estádio João Ratti (conhecido como “Fazendinha”).

Na saúde, temos a USF (Unidade de Saúde da Família) Pedro de Almeida; e a UBS (Unidade Básica de Saúde) Dante Erbolato.

Por fim, na região se encontram as praças: Vicente Paulo de Arruda Camargo, Maraci Cristiane de Nardo e Jorge Miguel.

CIDADE ARACY

A Cidade Aracy é conhecida pelo seu tamanho e também por estar localiza no extremo sul da cidade.

Na área educacional, a maior parte dos aparelhos públicos são escolas de ensino infantil. Aqui estão localizadas as CEMEIs Dário Rodrigues, Casa Azul, Casa Amarela, Consuelo Brandão Tolentino, Professora Maria Alice Vaz de Macedo e Professor Nilson Aparecido Gonçalves.

Também temos na região duas EMEBs, a Afonso Fioca Vitali e a Arthur Natalino Deriggi, ambas fazendo parte do projeto Escola do Futuro. Aqui também estão localizados os Centros Comunitários CRAS Cidade Aracy, o Centro da Juventude Lauriberto José Reys e um Restaurante Popular.

Com relação a equipamentos esportivos municipais, a região possui o Campo de futebol Orivaldo Marotti (BIBI) e o Complexo esportivo Prof. Roberto de Araújo Rodrigues (que compreende pista de skate e piscina).

Na atenção básica à saúde, na Cidade Aracy estão localizadas uma NIS (Núcleo Integral de Saúde), duas USF e uma UBS, a Dr. Ernesto Pereira Lopes; além de uma UPA.

Com relação a praças, temos a Praça Ronald Golias, Lazer dos Voluntários, Regiane Silva Almeida, Luis Vieira Maia e Marcio Alves.

JARDIM SOCIAL E PRESIDENTE COLLOR

Localizados na ponta direita, logo após a cidade Aracy, temos os bairros Jardim Social e Presidente Collor. Menor em tamanho, a área também possui menos aparelhos públicos.

Encontramos aqui uma CEMEI, a Benedito Aparecido da Silva; uma USF (que fica entre o Jardim Presidente Collor e a Cidade Aracy); e uma praça, a Jéferson Bruno Moreira.

E aí, curtindo o passeio? Fique atento ao blog, em breve traremos mais informações sobre outros bairros da cidade.
Um abraço da equipe Roca e até mais!